Novo semestre de aulas do STBG – Aula inaugural foi sobre História Bíblica e Antiga

Iniciou-se no dia 26 de janeiro  o  ciclo de aulas do novo semestre de Formação Teológica do Seminário Teológico Batista Gilgal – STBG. A primeira matéria a ser estudada nesse período foi História Bíblica e Antiga, ministrada pelo pastor e ex-reitor do Seminário, Jairo Martins. As aulas são online, pela plataforma do STBG.

Reinados bíblicos

Segundo explicou o professor Jairo, através da matéria de História Bíblica e Antiga, os alunos estudam a respeito dos reinados dos tempos bíblicos, interligados com os fatos históricos registrados pela História secular. Acontecimentos, personagens e datas são averiguados durante as aulas, de forma paralela e, também, interdependente, considerando o tempo real de cada fato histórico. O objetivo é enriquecer o conhecimento dos alunos, que, em seu Ministério da Palavra de Deus, terão maior bagagem teológica para preparar mensagens e estudos da Palavra de Deus.

História precisa ser estudada e aplicada

Conforme explica o pastor Jairo Martins, os personagens dos reinados bíblicos estão interligados ao Plano de Salvação de Deus para a humanidade e que já fora revelado desde os registros do Antigo Testamento. Por outro lado, estes personagens também eram de carne e osso, e não mitológicos, o que significa que tinham as mesmas fraquezas e imperfeições das pessoas que servem a Deus nos dias de hoje. O pastor ainda pontua que a revelação de Deus aconteceu no mundo e para o mundo, e assim acontece nos dias de hoje, com propósitos à semelhança do que aconteceu no tempo da Antiguidade. Por isso, mais do que simplesmente ser estudada, a História Bíblica e Antiga precisa ser aplicada por quem a estuda.

Imagem ilustrativa: Rod Long / Unsplash.com 

Pular para o conteúdo