Geralmente  quando vamos à Igreja e oramos no início do culto, pedimos a Deus que fale conosco, que sintamos Sua Presença. É certo pedirmos isso também, mas, talvez, uma das coisas mais importantes a se pedir deveria ser: “Senhor, por favor, aceita o nosso culto”. Se Deus não aceitar nosso culto, não sentiremos Sua Presença e não ouviremos sua Voz falando conosco. E isso não vale somente para o culto na Igreja: é algo a ser considerado em outros cultos fora dos limites do templo, e, principalmente, na nossa vida cotidiana, pois a nossa própria vida deve ser um culto racional.

Culto significa uma homenagem a Deus, um tributo a Ele.

Em Romanos 12.1, o texto começa com uma súplica. O autor da Carta roga aos irmãos, pela compaixão de Deus, para que apresentem seu corpo como culto a Deus, e a forma de esse culto ser apresentado é como um sacrifício vivo, santo e agradável.

No Antigo Testamento, animais eram oferecidos como sacrifício para que as pessoas prestassem seu culto a Deus. Agora que estamos vivendo o Novo Testamento do Sangue de Jesus, não oferecemos mais animais, e sim a nossa própria vida.

O sacrifício é vivo pois não há morte física nele, mas continua sendo um sacrifício porque no altar de Deus sacrificamos nossas vontades e desejos para que o nosso culto suba até a presença Dele.

O sacrifício deve ser santo, sem defeitos. Os animais oferecidos no altar eram perfeitos, sem deformidade alguma. A nossa vida com Deus também deve ser assim, sempre buscando a perfeição na obediência. O sacrifício também deve ser agradável. Quando agradamos a Deus com nossa vida, Ele recebe o nosso tributo.

Por isso é que devemos pedir ao  Senhor para que aceite nosso culto. E, primeiramente, nós nos achegamos a Ele, apresentamos nossa vida, e depois o Senhor se manifesta e recebe aquilo que entregamos em seu altar. Se quisermos sentir a Presença de Deus e ouvirmos Sua Voz, precisamos estar dispostos a oferecer nosso culto a Ele: um culto feito pela razão da nossa esperança, ou seja: um culto racional. Apresente seu culto a Deus, e você verá a Presença Gloriosa Dele manifestar-se, e a Palavra Poderosa do Senhor decretar bênçãos e ensinamentos para a sua vida.

Texto: Juliane Vieira Couto Lucena – Jornalista e Redatora –  Comunicação Batista

A Palavra de Deus nos convoca em Romanos 12:1 – “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” / Foto: Mário Josué Ferreira dos Santos

 

Pular para o conteúdo