O chamado de Deus a Moisés e a lição sobre como encarar e superar o passado

“Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?

E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte.

(Êxodo 9.7-13)

A renúncia de Moisés em aceitar voltar ao Egito, pela Ordem do Senhor, foi o início da libertação do povo de Israel. Tudo começou quando um homem, através da direção divina, aceitou encarar de frente o seu passado e as consequências de seus erros. Já não era mais tempo de fugir ou de esconder-se. Moisés precisaria voltar ao Egito para uma missão. Agora, um homem maduro, com sua casa e com sua família, ele voltava às suas origens para realizar uma grande obra: libertar o povo de Deus da escravidão.

Moisés foi  escolhido para guiar o povo rumo à Vontade de Deus, antes mesmo de toda aquela geração do Êxodo saber que seu tempo de liberdade estava chegando.

Moisés, mesmo relutante e preocupado, obedeceu à Voz do Senhor. Durante o tempo em que viveu em Midiã, seu caráter foi aperfeiçoado. Ele aprendeu a ser submisso, a respeitar hierarquias, sendo servo de seu sogro. O deserto de Midiã o preparou para o que viria anos mais tarde.

Aprendemos com Moisés que a obediência e a disposição são necessárias para avançarmos dentro da Vontade Divina. Mesmo que as marcas do passado, muitas vezes, nos tragam lembranças que gostaríamos de evitar, chega um momento em que precisamos dar meia volta no caminho e avaliar o que passou. E se fizermos isso em obediência à Ordem do Senhor, podemos ter certeza de que não estaremos sozinhos. O Espírito de Deus irá dentro de nós, dirigindo, concedendo autoridade e consolando nos momentos difíceis. Não importa a fúria de faraó, nem mesmo os cenários do passado novamente vindo à tona. Se o Senhor nos manda, devemos ir. E acredite: Ele jamais nos enviará sem ter nos preparado. Antes do grande desafio, Ele já nos terá feito passar por Midiã, já nos terá feito superar muitas resistências que no passado relutavam dentro de nós, como o orgulho, o medo, mágoas e dúvidas. Se o Senhor manda você voltar às suas raízes, volte. Se o Senhor manda você encarar de frente os medos que no passado atormentaram sua vida, encare-os no Nome do Senhor! Há uma missão a ser cumprida! Uma obra a ser feita, pela qual o Senhor manifestará salvação e libertação. Não tenha medo! O Senhor estará com você do mesmo modo como esteve com Moisés.

Texto: Juliane Vieira Couto Lucena – Jornalista e Redatora – Comunicação Batista

Imagem: Sincerely Media /Unsplash.com

 

Pular para o conteúdo