Seminário Teológico Batista Gilgal – Conheça quais serão as atividades das demais diretorias da entidade

A reestruturação do Seminário Teológico da CBC, que passará a ser chamado de Seminário Teológico Batista Gilgal, terá início efetivo no mês de novembro, se Deus permitir. Ontem, na primeira parte de nossas entrevistas, conferimos o relato do evangelista Joás Dias da Silveira, Diretor Geral, e do diácono Josué Martins, Diretor de Extensão. Hoje, acompanharemos a apresentação dos demais membros da entidade, relatando suas funções no projeto e suas expectativas.

Diretoria de Ensino 

O pastor Joezer Monteiro Muniz participará do novo projeto como Diretor de Ensino. Segundo ele explica, a direção de ensino é o cerne da atividade pedagógica de todos os cursos do Seminário Teológico Batista Gilgal (STBG). Cabe à diretoria de ensino:

-Coordenar as atividades referentes ao ensino sequencial, promovendo e supervisionando a elaboração e atualização dos projetos pedagógicos;

-Coordenar a Comissão de Ensino do Centro: processos de admissão, transferência e valorização dos membros do corpo docente;

-Supervisionar os processos de ingresso, transferências e matrícula dos cursos do STBG, de planejamento e execução dos trabalhos escolares, e dos registros oficiais decorrentes;

-Coordenar a elaboração da proposta do calendário anual do STBG;

-Administrar a elaboração das grades disciplinares e horários das atividades de ensino;

-Promover junto à diretoria de pesquisa, a retificação, acréscimo e atualização de todo o conteúdo dos cursos do STBG.

As principais expectativas para esta iniciativa serão:

-Alcançar toda a modernização e funcionalidade possíveis para o STBG;

-Aprimorar ainda mais os cursos oferecidos pelo STBG;

-Valorizar ao máximo a sede, alunos e professores;

-Ampliar a valorização e o reconhecimento dos 30 anos de história da instituição;

-Buscar fortalecer a identidade Batista Conservadora para reconhecimento nacional e internacional.

Habilidade para o trabalho

Joezer acredita que sempre haverão pessoas muito hábeis para o trabalho, porém, o mais importante é estar pronto para ser útil pela Causa:

“Quando fui convidado pelo presidente da nossa Convenção Batista Conservadora para trabalhar como diretor de ensino, mais uma vez me deparei com a minha total incapacidade e com a vontade de sugerir pessoas mais capacitadas. Creio que esse sentimento atesta uma condição real, mas ao mesmo tempo sei que o TRABALHO em prol do REINO DE DEUS é infinitamente maior que qualquer ser mortal. NOSSA CAUSA É A MAIOR QUE EXISTE. Por outro lado, aprendi que, por maior que seja o desafio, temos a oportunidade de sermos úteis e deixarmos um legado de lutas e conquistas para o REINO DE DEUS.

Bem acima das personalidades está o Propósito de Deus e a convicção pessoal como servos dEle. Mesmo Cristo Jesus reconheceu isso: o seu amor, submissão e obediência até à morte, foram o seu triunfo, coroação e exaltação! – Filipenses 2. 5-11”

O pastor Joezer, ao encerrar seu relato ao Portal Batista, além de uma saudação, também menciona o texto registrado em Neemias 2.20:

“Então lhes respondi, e disse: O Deus dos céus é o que nos fará prosperar: e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos; mas vós não tendes parte, nem justiça, nem memória em Jerusalém.”

“Deus abençoe o Seminário Teológico Batista Gilgal e toda a sua diretoria” – finalizou.

Diretoria de Pesquisa

O evangelista Misael Cabreira assumirá a Diretoria de Pesquisa, além de fazer parte do corpo docente. Ele, que ingressou no Seminário no ano de 1992 (ano de inauguração da entidade), relata que o trabalho de pesquisa terá como objetivo fomentar as atividades de pesquisa dentro da instituição de ensino, através de grupos criados com a finalidade de aprimorar o conhecimento.

“Temos grande expectativa quanto ao que será desenvolvido, pois entendemos a importância de levar o conhecimento para além da sala de aula, materializando o saber a partir da produção de conhecimentos complementares aos que são disponibilizados ao longo do curso.

Colegas e irmãos das nossas igrejas, unam forças conosco para o crescimento do nosso Seminário!” – concluiu.

Diretoria de Finanças

O pastor Lucas dos Santos Cabrera é  Diretor Financeiro do STBG. Sua função é auxiliar na administração das finanças do Seminário, com a responsabilidade de receber e controlar as entradas e, também, ajudar na gestão dos investimentos a serem feitos. Conforme Lucas afirma, toda a diretoria tem um propósito muito especial de investir bastante no crescimento do Seminário, em todas as áreas, inclusive com a inovação da plataforma digital.

“São muitos os desafios que temos pela frente, mas com a bênção do Senhor e com a colaboração dos nossos associados, poderemos levar em frente essa importantíssima entidade de ensino da nossa Convenção, que há 30 anos vem formando e capacitando líderes para estarem à frente do povo do Senhor. E especialmente nos dias que vivemos, precisamos muito investir no ensino ao povo do Senhor, tendo amor pela sua Palavra, que é a verdade, para que jamais aconteça conosco o que aconteceu com o povo de Israel em Oseias 4.6: ‘O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.’”

Secretária Geral 

O irmão Mário Josué Ferreira dos Santos é o Secretário Geral do STBG. Ele atuará superintendo os serviços da Secretaria, secretariando as sessões da Diretoria Executiva, e, também, sessões ordinárias e extraordinárias. Ainda, cabe-lhe a responsabilidade com as assinaturas de correspondências da Secretaria e conferências de assinaturas e documentos.

“Que possamos avançar nesse novo projeto. Estamos trabalhando com muito afinco para dar nosso melhor aos pastores e seminaristas. Que possamos dar uma resposta aos alunos e futuros alunos”. – afirmou o Secretário Geral.

Pastor Joezer Muniz, Diretor de Ensino 

Evangelista Misael Cabreira, Diretor de Pesquisa 

Pastor Lucas Cabrera, Diretor Financeiro 

Mário Josué Ferreira dos Santos, Secretário Geral 

 

 

 

Pular para o conteúdo