A nova liderança da MOBC Geral está trabalhando para consolidar a identidade denominacional dos jovens Batistas Conservadores e para estabelecer e difundir seus princípios na Internet através das redes sociais. O líder do Departamento, evangelista Lucas Eliel Miranda da Silva, falou ao Portal Batista a respeito desse novo tempo para a MOBC:

Portal Batista: O que a MOBC Geral pode esperar do evento que está sendo organizado sob nova diretoria, previsto para outubro deste ano (Congresso de Mocidade e AMASB, na cidade de Canguçu)?

Evangelista Lucas Eliel: Primeiramente, gostaríamos de saudar cada jovem que tem se alistado nesse Exército do Deus Vivo. Nossa nova diretoria, composta por mim, evangelista Lucas Eliel (Diretor), pelo evangelista Jeter Cardoso (Vice-Diretor), Tiago Lopes (1° Secretário), Vanessa Sousa (2° Secretária), Pamela Gonçalves (1° Tesoureira), Priscila Rodrigues (2° Tesoureira) e evangelista Zaqueu Celeste (Vogal), está empenhada em estabelecer princípios sólidos e gerar uma identidade forte e duradoura para nossa mocidade.

Já nos aproximamos de outras regiões e campos missionários com nossos projetos, atualizamos a identidade visual do Departamento, montamos uma equipe e oficializamos um Instagram próprio para a Mocidade Geral. Além disso, estamos em fase de construção de mais duas equipes de designers para as redes sociais, e já está organizada uma campanha de oração por todos os líderes locais de jovens, que se iniciará dia 19 de agosto, em parceria com o pastor Moisés Carvalho (IBC Betel Alvorada).

Para o futuro, estamos estruturando parcerias para criar novos projetos atuais e interativos com os jovens, de forma a alcançar todos em nossa denominação.

Para esse evento [na cidade de Canguçu], estamos focados em melhorar a qualidade de nossos trabalhos, visando obter um maior engajamento dos jovens e líderes de forma participativa e colaborativa. Acreditamos que todo esse trabalho que estamos realizando nesses meses que antecedem ao evento, irão gerar Unidade e, por consequência, avivamento, resultando em jovens que irão ao congresso sedentos pelo Espírito Santo, com um mesmo objetivo, e, assim, começaremos, a partir daí, uma história diferente em nossa geração.

Como diretoria, reafirmamos nosso compromisso com a Mocidade, promovendo a Unidade em nossa Convenção, batalhando pela Salvação de Almas, desenvolvendo projetos e equipes de Discipulado, incentivando e preparando a Liderança e garantindo o sucesso ministerial de cada jovem, para que possamos multiplicar resultados.

Convidamos todos a se juntarem a nós e a nos apoiarem nessa batalha.

Portal Batista: Como é para você, que ainda é bem jovem, e agora líder geral, essa nova experiência?

Evangelista Lucas Eliel: Ser um jovem líder geral de um departamento é uma experiência tanto desafiadora quanto gratificante para mim.

Sendo jovem, alguns dos principais desafios que enfrento incluem uma pequena resistência ou dúvidas de alguns colegas mais experientes, não muitos, que às vezes questionam minha idade e experiência.

A falta de experiência é, realmente, um fator importante, pois muitas situações exigem um conhecimento que só o tempo proporciona. Embora, desde cedo me envolvo com a liderança pois cresci acompanhando meus pais liderando departamentos e congregação, e sendo discipulado por eles. Também, aos 14 anos, compus o quadro de oficiais dos Guerreiros de Cristo e fui ensinado pelo pastor Moisés Carvalho e pelo evangelista Ronei Maschevile. Depois, aos 16 anos iniciei no programa Jovens a Serviço de Cristo – JoseC (1ª turma), quando comecei a liderar pequenos grupos (ao mesmo tempo que  me tornava o Comandante dos Guerreiros de Cristo na cidade de Alvorada), e logo entrei para a diretoria geral de Missões, que nesse percurso evoluiu se tornando a Associação Missionária de Ação Social Batista – AMASB. Com 21 anos, fui eleito líder local de mocidade, em Cruz Alta, e 2 anos depois, líder regional (Região 2). Nesse mesmo ano, fui separado como evangelista local pelo pastor Ezequiel Presa Rodrigues, envolvendo-me com assuntos da Igreja. Atualmente, estou passando por um processo de treinamento auxiliando o pastor Joel Lopes (pastor Interino de nossa Igreja). Ainda assim, cada momento é novo e uma nova experiência que, de início, não temos.

Outro desafio é a responsabilidade de liderar um departamento pois também gera uma pressão adicional, especialmente durante essa fase de aprendizado e adaptação.

Para ter sucesso nessa função, adotamos algumas estratégias. Buscamos a mentoria de líderes mais experientes para ajudar a planejar as ideias que surgem e acelerar nosso desenvolvimento. Mantemos uma comunicação clara, aberta e transparente com a equipe e estamos estruturando diversas equipes de trabalho.

Em resumo, ser um jovem líder pode ser desafiador, mas com a mentalidade correta, apoio adequado e dedicação, estamos transformando esses desafios em oportunidades de crescimento.

Na foto, o evangelista Lucas Eliel durante congresso na cidade de Panambi onde apresentou o novo logo da MOBC Geral

Pular para o conteúdo