Durante o culto comemorativo dos 15 anos de organização do Grupo de Esposas de Pastores, Evangelistas e Presbíteros – GEPEP – as mulheres apresentaram-se, cantaram hinos a Deus, e duas delas, representando a sigla, ministraram a Palavra.
A líder do grupo, missionária Michele Martins da Rosa, prestou agradecimento a pessoas que contribuíram com o GEPEP desde seu início, quando este ainda não era um trabalho organizado. A missionária também apresentou um resumo da história do grupo, contando algumas curiosiosidades, entre elas o desafio de não ter um lugar fixo para seus encontros enquanto as reuniões da OMBC aconteciam. (Por vezes, a cozinha era o único lugar onde elas podiam se reunir). Com o passar dos tempo, a ideia do grupo foi sendo aprimorada e aceita, e atualmente o GEPEP já é um trabalho consolidado que acolhe e incentiva as esposas dos obreiros credenciados à Ordem de Ministros Batistas Conservadores – OMBC.
A missionária Eunice Costa da Silva, (Ourilândia do Norte/PA), ministrou a mensagem introdutória e falou sobre duas princesas da Bíblia, opostas em sua conduta, mas que impactaram sua geração conforme a escolha de cada uma delas: Atalia e Jeosabate (2 Crônicas 22:10-12). A primeira, filha do rei Acabe, e perversa como ele, escolheu destruir toda a descendência real da casa de Judá. Já Jeosebate, que era esposa de um sacerdote, (homem de Deus), escolheu proteger o príncipe Joas do ódio de Atalia. Por fim, Atalia teve a recompensa de sua terrível escolha, e Jeosabate ficou conhecida na história por ter salvado a vida de um rei de Judá, da linhagem de Davi, e da dinastia do Messias.
Não sabemos de antemão a dimensão de nossas escolhas. Por isso, é necessário fazermos escolhas que sejam agradáveis a Deus; e empenhar-nos por arrebatar vidas da morte (espiritual) é uma destas escolhas.
A irmã Leonilda Balzam (IBC Filadélfia Alvorada), vice-líder do GEPEP, entregou a mensagem final, e fez leitura em Ester, capítulo 4, verso 14. Usando o exemplo da personagem bíblica, (que também foi referência das palestras ministradas às esposas durante o Retiro), a preletora da noite abordou sobre o tempo (hoje) para o qual Deus nos chamou, assim como escolheu Ester no tempo em que esta foi levantada como rainha no império em Susã. O Senhor nos prepara para o propósito que Ele designou para nossas vidas, tal como sucedeu a Ester, que foi separada de sua vida de escrava para estar nos aposentos reais, recebendo aperfeiçoamento físico e de conduta antes de ser apresentada e escolhida pelo rei. É preciso suportar o processo a fim de alcançarmos o propósito que Deus tem para nossas vidas.
Coral das mulheres do GEPEP cantou durante o culto – uma delas figurou a rainha Ester
Entre os homens e mulheres homenageados da noite por sua contribuição ao GEPEP, o pastor Joel Lopes da Rosa, esposo de Michele – a líder emocionou-se ao falar sobre a ajuda que recebeu dele
A missionária Eunice Costa da Silva ministrou a mensagem introdutória
A irmã Leonilda Balzam ministrou a mensagem final
Confira a galeria completa do 28º Retiro da OMBC e Encontro do GEPEP clicando aqui