Os missionários Paulo e Eunice da Costa divulgaram a primeira circular de 2023, com o relatório de atividades sobre o campo de missões onde atuam. Em retrospectiva, a divulgação lembra as atividades realizadas durante os últimos três meses de 2022: a festa de Dia da Criança, ocorrida em outubro, que reuniu mais de 100 pessoas, com programação para os pequenos, e, concomitantemente, uma programação do Outubro Rosa para as mulheres. No fim do mesmo mês, a filha primogênita do casal, Aline, comemorou seu 9º aniversário, na companhia de sua família e amigos do campo missionário. Em novembro foi realizado o primeiro CMTB (Centro Mebêngôkre de Treinamento Bíblico), com o estudo das disciplinas Introdução à Bíblia e Prática Cristã. Como explica o relatório: “O curso terá duração de 2 anos, com aulas uma vez por bimestre. Como as disciplinas serão cíclicas, novos alunos poderão entrar a cada módulo, sendo que cada um será certificado quando concluir todas as disciplinas propostas”.
Projeto “Jesus, Nosso Melhor Presente”
A respeito do projeto natalino, anualmente desenvolvido pela família missionária, assim registra o relatório:
“Até o início de dezembro, tínhamos conseguido comprar um pequeno número de presentes e nossas perspectivas de atingir o alvo do projeto natalino eram mínimas. Mas continuamos firmes na divulgação e, aos poucos, com a ajuda de nossos colaboradores, o número de brinquedos foi aumentando. A cada nova oferta que era enviada, corríamos para as lojas e comprávamos mais brinquedos. Assim, cada dia aumentava o número das aldeias alcançadas. E, finalmente, conseguimos atingir todas as crianças listadas! Foi maravilhoso poder separar os brinquedos para as crianças de cada aldeia e preparar os pacotes a serem levados ou enviados. Antes de viajarmos para o RS, conseguimos desenvolver o trabalho em algumas aldeias do Rio Fresco e em outras com acesso por estrada. Delegamos aos obreiros e missionários indígenas a responsabilidade de desenvolver o projeto nas demais aldeias. Os cultos comemorativos ao nascimento de Jesus foram realizados, peças teatrais apresentadas e presentes distribuídos em quase 30 aldeias para mais de mil crianças. Nossa gratidão, em primeiro lugar a Deus, que ofereceu seu filho à humanidade para a remissão dos nossos pecados. Em segundo lugar, agradecemos aos nossos colaboradores sem os quais seria impossível realizar este projeto todos os anos. E, de uma forma muito especial, nossa gratidão aos missionários indígenas que se em empenharam em sua missão de levar este projeto às suas próprias aldeias e às aldeias de sua região!”
Com a ajuda financeira de uma rede de amigos, a família missionária realizou o desejo de passar as festas de fim de ano junto aos seus familiares, no sul do Brasil, algo que não haviam conseguido desde o ano de 2013. Retornando, agora, à cidade paraense de Tucumã (onde fica a base da Missão Indígena Batista Conservadora – MIBAC) Paulo e Eunice manifestam, por meio da circular, seus pedidos de oração para mais um ano de desafios na Obra de Deus:
“Nossa saúde, proteção e vida escolar das meninas (Aline passou para o 4º ano e Ana Paula para o 2º ano)
Construção da Igreja em Ydjỳre
Reforma da Igreja em Kikretũm
Continuidade do CMTB nos meses de março, maio, julho, setembro e novembro
Teremos ao menos duas equipes de seminaristas estagiando conosco neste ano. Oremos para que sejamos bênção nas vidas deles e que alguns tenham seu chamado missionário confirmado neste tempo!”
Através da ajuda de uma rede de amigos, a família missionária comemorou as festas de fim de ano com seus familiares, no sul do Brasil. Na foto, Eunice, Paulo, Aline e Ana Paula, com o pai de Eunice, pastor Alvacyr Costa (centro).