O Projeto Geração Eleita, desenvolvido pela Mocidade Batista Conservadora – MOBC – da Região 5 realizará o seu 8º encontro no mês de dezembro. O projeto tem como objetivo envolver jovens da região na Obra de Deus e abençoar as igrejas que o recebem e apoiam.
Conforme explica o atual líder da MOBC Região 5, evangelista Jeter Cardoso, tudo começou com uma conversa entre os pastores Primitivo Faustino Preza (IBC Pedro Osório) e Anderson de Quadros (IBC Pelotas). O pastor Primitivo falou de sua preocupação sobre a deficiência de jovens na região e pediu para que o pastor Anderson (que na época era líder da MOBC Região 5) criasse um projeto para ganhar jovens para Cristo. Então, naquele mesmo ano, (2021), no mês de novembro, conforme a direção de Deus, o pastor Anderson criou o projeto Geração 22 que tinha o objetivo de levantar uma geração no ano seguinte. O primeiro encontro ocorreu na cidade de Pelotas.
Desde então, 8 eventos já aconteceram em diferentes cidades da região 05. Cada igreja anfitriã é responsável por custear a alimentação dos jovens participantes, o que serve de grande incentivo para eles. Em contrapartida, os jovens contribuem com a igreja anfitriã realizando evangelização pelos bairros de cada cidade onde o evento é realizado, convidando jovens e adultos para os cultos. Também, durante os eventos, eles participam de gincanas, cultos, vigílias, palestras e momentos de louvor. Muitos dos preletores são os próprios jovens que são previamente escalados.
Outra particularidade do projeto Geração Eleita é a formação de seu próprio grupo musical composto por músicos da região 05. Liderados pelo pastor Felipe Milke (IBC Arroio Grande), os músicos do projeto combinam seu repertório através de um grupo no WhatsApp. Cada músico ensaia em sua própria cidade e, por ocasião do evento, eles se reúnem pessoalmente para o ensaio geral antes do início das celebrações.
No entanto, as tarefas desenvolvidas pelos jovens do projeto Geração Eleita não se limitam apenas aos dias de eventos. Durante todo o ano, os participantes assumem o compromisso diário de oração, leitura e estudo da Bíblia, e realizam provas sobre o conteúdo bíblico estudado mensalmente.
Segundo explica Jeter, a cada evento ocorrem algumas mudanças e adaptações do projeto, sempre com o objetivo de melhorar e aperfeiçoar esse trabalho evangelístico realizado com os jovens. Uma dessas mudanças foi no nome do projeto que em 2023 passou a se chamar Geração Eleita, com base bíblica no texto de 1 Pedro 2.9.
“Esse trabalho é muito importante porque integra os jovens, desenvolve um espírito evangelístico. Eles recebem um renovo espiritual, vivem momentos marcantes na presença de Deus e, principalmente, ganham jovens para Cristo. Já temos resultados de jovens que se converteram através do Geração, e outros voltaram aos caminhos do Senhor […] Isso faz com que o nome de Cristo seja pregado, a Igreja é vista na sociedade e, consequentemente, vidas são alcançadas pelo poder da Palavra.” – testemunha o evangelista.
O evento já ocorreu em 7 igrejas diferentes, e em dezembro deste ano será realizado em uma nova cidade, conforme um dos propósitos do projeto que é de alcançar todas as igrejas da Convenção Batista Conservadora na região 05.
Por se tratar de uma proposta muito abrangente, o projeto Geração Eleita ainda está em fase de evolução recebendo ajustes e diretrizes. Jeter garante que o grupo procura aperfeiçoar seu trabalho, a cada novo evento, e dessa forma expandir o Reino de Deus. “Cremos que com a direção e graça de Deus chegaremos lá.” – finaliza.
O atual líder da MOBC Região 05, evangelista Jeter Cardoso, registra uma selfie dos participantes no encontro Geração Eleita realizado na cidade de Pedro Osório
Músicos tocam em evento do projeto ocorrido na cidade de São Lourenço do Sul
Evangelização pelas ruas da cidade de Herval do Sul
Templo lotado durante evento Geração Eleita ocorrido na cidade de Pelotas
Momento de intercessão pelos jovens durante evento na cidade de Piratini