O Departamento Feminino da IBC Bagé realizou e participou na noite de ontem, (27 de março), da programação intitulada “Festa de Purim”, inspirada nos relatos do Livro de Ester. Durante a celebração, realizada no salão social da Igreja,  mulheres integrantes do Departamento, e, também, algumas visitantes, cultuaram ao Senhor ouvindo a mensagem da Palavra de Deus, cantando louvores em hebraico e confraternizando com comidas típicas da Festa de Purim – doces, frituras e suco de uva, entre outros quitutes. As iguarias foram preparadas por diversas  integrantes do Departamento.

Também, uma tenda para fotos foi montada, onde na entrada estavam disponíveis versículos, em pequenos papéis, para que cada uma das participantes levassem da Festa uma porção da Palavra de Deus para si. Para caracterizarem ainda mais o ambiente, as participantes vestiram figurinos inspirados nas roupas que eram usadas nos tempos bíblicos.

Sobre a Festa original

A Festa de Purim é registrada no Livro de Ester, e está incluída no calendário de celebrações judaicas.

Purim em hebraico quer dizer “sorteio”, e refere-se à maneira como Hamã, (que foi nomeado  chefe dos príncipes pelo rei Assuero) escolheu a data para extermínio de todo o povo judeu que habitava nas províncias do soberano da Pérsia. Deste mesmo povo fazia parte Mardoqueu, primo de Ester (Hadassa). Hamã abominava Mardoqueu porque este não o reverenciava como nobre do rei. Denunciado a Assuero pela rainha Ester, Hamã foi condenado à morte, e, posteriormente, por meio da súplica da rainha em favor de seu povo, Assuero fez um novo decreto para que no dia que fora marcado para o extermínio do povo judeu, este pudesse defender-se de seus inimigos. Depois do ocorrido, foi criada a Festa de Purim.  Assim diz um trecho do capítulo 9 do Livro de Ester:

“E Mardoqueu escreveu essas coisas e enviou cartas a todos os judeus que se achavam em todas as províncias do rei Assuero, aos de perto e aos de longe, ordenando-lhes que guardassem o dia catorze do mês de adar e o dia quinze do mesmo, todos os anos, como os dias em que os judeus tiveram repouso dos seus inimigos e o mês que lhes mudou de tristeza em alegria e de luto em dia de folguedo; para que os fizessem dias de banquete e de alegria e de mandarem presentes uns aos outros e dádivas aos pobres.” (Versos 20-22).

A líder do Departamento Feminino da IBC Bagé, irmã Hélen Rodrigues, dirigiu a abertura da celebração

Louvores em hebraico foram cantados durante a celebração

A principal característica da Festa de Purim – alegria

Vestindo figurinos inspirados em roupas dos tempos bíblicos, as participantes cultuaram a Deus e confraternizaram

Buffet com comidas típicas da Festa de Purim – as iguarias foram preparadas por diversas integrantes  do Departamento 

Registro da diretoria do Departamento Feminino 2024 da IBC Bagé 

Pular para o conteúdo