De aluna a professora: Psicóloga Iaskara Tavares relata sua experiência no JoseC 2024

A psicóloga Iaskara Tavares, há 8 anos atrás, quando ingressou na 1ª turma do programa Jovens a Serviço de Cristo – JoseC, não poderia imaginar o que viria à frente. Em 2024, Iaskara é 1 das professoras deste programa que, segundo ela mesma afirma, mudou sua vida para sempre.

“É uma satisfação muito grande; muito emocionante. Quando o Anderson veio me apresentar para a turma, eu quase chorei olhando eles assim. É muito lindo. A experiência como aluna foi maravilhosa, aquela admiração que eu tinha pelos professores, e  agora estar nesta posição…

Lembrei do texto que diz: ‘Me fazes assentar entre os príncipes do teu povo’” – afirma.

Formada em Psicologia, Iaskara ainda lembra dos tempos em que era universitária, e das dificuldades que enfrentou como cristã nesse período. Na época, ela gostaria de poder trocar os estudos por uma experiência em uma junta missionária para jovens cristãos. Agora, entende que a formação superior foi necessária:

“Hoje eu entendo como isso dá 1 bagagem, dá 1 autoridade… Entender o que está por trás de alguns comportamentos. Quanto mais eu estudo Psicologia, mais vejo a Bíblia.”

A professora do JoseC 2024 tem uma preocupação: ensinar seus alunos da melhor maneira, pois eles serão os professores do futuro. Dentre os alunos, alguns já estão cursando faculdade, e, das diversas profissões que escolherem, poderão usá-las para trabalhar pelo Reino de Deus.

O que os alunos aprenderam com a professora Iaskara?

Na disciplina que ministrou aos alunos, Iaskara, primeiramente, apresentou uma retrospectiva histórica até chegar ao Movimento conhecido como Pós-Modernismo, e a influência de seus ideais na maneira de pensar da sociedade atual.

Conforme explica Iaskara, tais ideais, que não encontram conformidade e/ou confirmação na Neurociência (ciência que estuda o sistema nervoso como um todo), são inseridos na cultura a fim de influenciar as pessoas. Tal influência, em confronto com a natureza divina, pode fazer com que os indivíduos sintam-se mais ansiosos ou depressivos.

A psicóloga ainda observa que é de forma sutil que pensamentos contrários à Palavra de Deus são introjetados e aceitos pela sociedade. Eis aí, então, a importância de conhecer as Sagradas Escrituras, e o desafio de alguém, como a professora Iaskara, de mostrar aos alunos que as respostas que dão real sentido à existência humana estão na Palavra de Deus.

“O maior desafio do jovem cristão, no final das contas, é amar segundo o conceito bíblico.” – conclui a professora.

Iaskara foi aluna da 1ª turma do JoseC, no ano de 2016

 

Pular para o conteúdo