A mensagem introdutória do culto de abertura da 38ª Conferência Geral da CBC – Igrejas Batistas Conservadoras do Brasil, foi ministrada pelo pastor Weslei Nunes, (IBC Rondonópolis), que fez leitura em Efésios 4:13, texto bíblico que é o lema da denominação neste ano. Em sua mensagem, o pastor Weslei, entre alguns pontos apresentados, frisou que a exortação de Paulo sobre a Unidade inclui todo o Corpo de Cristo, e que há um só Evangelho de Cristo para todo aqueles que creem no Filho de Deus.
O pregador da mensagem final foi o pastor Eliézer Monteiro, ministro de Integração da IBC Bagé. Em sua fala, o pastor Eliézer, assim como o seu antecessor, fez leitura em Efésios 4:13, e, ainda, ponderou a respeito do tema proposto. Ele lembrou que nos tempos atuais, o individualismo e o egocentrismo são cultivados como deuses no coração dos seres humanos, porém a Igreja é o Corpo de Cristo – que vive em Unidade, assim como vive em unidade o corpo de todo ser vivo. O pastor afirmou, também, que a saúde espiritual da Igreja depende da Unidade, e o meio pelo qual essa realidade torna-se possível é crendo no Poder da Palavra de Deus e vivendo conforme Ela ensina. O pregador mencionou trechos da oração de Jesus por seus discípulos em que rogou ao Pai pela Unidade deles, e pela santificação através da Palavra de Deus: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade […] a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.” (João 17: 17, 21). E nesse desafio, há um caminho para seguir a Unidade, em três passos: resiliência, constância e ritmo.
Para o cristão é necessário viver e andar pela Palavra pois somente pelo Poder Dela serão desfeitas todas as diferenças. O Poder da Palavra nivela a vida e os sentimentos dos homens para que estes andem de acordo com o Querer de Deus. Um exemplo simbólico da Unidade, mencionado pelo pastor, é dos sacerdotes que carregavam a Arca do Senhor: precisavam andar no mesmo passo, no mesmo ritmo, para que carregassem o utensílio sagrado sem tropeçar por onde passassem.
O sentimento de servir também está ligado à Unidade, conforme salientou o pastor Eliézer, pois é necessário que haja o caráter de servo na vida de cada cristão para que sirvam uns aos outros, seguindo o Exemplo de Jesus que tomou a forma de servo (Filipenses 2:7). O próprio Mestre, conforme lembrou o pastor, veio para servir:
“…O Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” (Mateus 20:28).
Ao fim de seu sermão, o pastor Eliézer fez um apelo àquelas pessoas que desejassem renovar seu propósito no desafio de serem servos uns dos outros para alcançar a Unidade do Corpo de Cristo. O apelo foi aceito por várias pessoas, e pastores da CBC, presentes no culto, intercederam por aqueles que chegaram ao altar de Deus.
Pastor Weslei Nunes – A exortação de Paulo sobre a Unidade é para todo o Corpo de Cristo
Pastor Eliézer Monteiro – Somente vivendo pelo Poder da Palavra de Deus que se torna possível alcançar a Unidade