“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimeteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12: 1 e 2)

As borboletas são insetos responsáveis por polinizar as flores e gerar sementes e frutos. Mas antes que apareçam voando, de uma forma bela pelos jardins e gerem vida, as borboletas passam por períodos distintos de transformação no seu corpo. Começam a viver em um ovo, depois viram lagartas, depois voltam para o casulo, e finalmente, ressurgem para o mundo externo como borboletas, com suas lindas e coloridas asas. Se um desses processos for interrompido, será uma tragédia, pois a borboleta não atingirá a mudança necessária para cumprir sua tarefa de polinizadora.

A palavra metamorfose quer dizer “mudança”, transformação de um ser em outro. É o que acontece com as borboletas em seu estágio de desenvolvimento. No sentido figurado, metamorfose é a mudança considerável que ocorre no caráter de uma pessoa.

O autor aos Romanos, no capítulo 12, verso 2, fala a respeito da renovação do entendimento. Mas essa renovação não acontece de forma isolada ou aleatória: ela é uma consequência daquilo que começa a ser descrito no verso 01: a apresentação de nosso corpo a Deus, como sacrifício vivo, santo e agradável, que é o nosso culto racional. O verso 02 continua falando sobre não conformar-se com este mundo, e então, transformar-se pela renovação do nosso entendimento. A mudança ocorre por etapas, assim como acontece às borboletas. Elas jamais voarão ao encontro das flores se antes não sofrerem uma metamorfose. Aquela linda imagem que vemos de borboletas coloridas voando no jardim jamais existiria se elas não superassem as fases difíceis de ovo, da lagarta e  do casulo. E nós, jamais poderemos experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus se nossa mente e nosso coração não forem renovados por Ele. Mas, para isso é necessário suportar os tempos difíceis, enquanto somos transformados pelo Senhor, de dentro pra fora. Você deseja voar ao encontro da Vontade de Deus? Saiba que para isso é preciso aceitar o processo de transformação em cada etapa de sua vida. No momento certo, você estará pronto para experimentar a vontade de Deus. Essa experiência será boa, como é a função das borboletas na natureza, gerando vida; será agradável, assim como é a imagem de lindas borboletas voando sobre o jardim; e será perfeita, assim como é a execução da tarefa das borboletas, e a demonstração da sua força e da sua beleza. A vontade de Deus é assim, tanto para todas as outras criaturas da natureza, como para nós, seres humanos, que somos a obra-prima de sua criação.

Texto: Juliane Vieira Couto Lucena – Equipe do Portal Batista

Imagem Ilustrativa: Gary Yost / Unsplash.com 

Pular para o conteúdo