Durante a infância, Ôkêt Xikrin frequentava os cultos com seus pais, mas ainda não tivera uma experiência com Deus.
Certo dia, quando adolescente, Ôkêt ficou muito doente. Seus pais precisavam ir para a cidade fazer compras, mas o pai pretendia ir só com a esposa, deixando o rapazinho na aldeia, pois ele estava bastante fraco para enfrentar a viagem. A mãe de Ôkêt queria aproveitar a viagem para levá-lo para consultar. Mesmo assim, a decisão do pai era que ele ficasse. Ôkêt chorou muito, pois queria ir com eles. Diante das suas lágrimas, a mãe decidiu levá-lo, contrariando a vontade do esposo.
Logo que chegaram na cidade, Ôkêt ficou tão debilitado que não conseguia mais levantar da cama. Foi levado para o hospital e depois de vários exames, o médico trouxe o diagnóstico: Ôket estava em um estágio muito avançado de tuberculose. Sua saúde estava tão comprometida que se ele tivesse ficado na aldeia, certamente não teria sobrevivido.
Durante o longo período de tratamento, sua mãe ficou cuidando do filho e intercedendo a Deus por sua vida. Suas orações foram ouvidas e a saúde do rapaz foi restaurada.
Quando finalmente retornaram para a aldeia e Ôkêt começou novamente a frequentar os cultos, sentiu um grande desejo de estudar a Palavra de Deus. Como não tinha uma Bíblia, arrumou uma emprestada com um irmão. O problema é que ele não sabia ler. No entanto, seu desejo era tão grande que ele pegou um livreto com uma seleção de versículos bíblicos e logo memorizou. Foi associando as letras com os sons e aprendendo a juntar as sílabas. Foi um longo processo, mas, finalmente, Ôkêt conseguiu aprender a ler com a ajuda de Deus, usando a Bíblia como cartilha.
Ele entregou sua vida a Jesus e logo começou a frequentar o curso bíblico ministrado em São Félix do Xingu, onde eu era uma das professoras. Foi aprendendo mais da Palavra de Deus e logo começou a ajudar nos cultos da aldeia, dirigindo louvor e compartilhando mensagens curtas.
Foi nessa época que Ôkêt se casou. Apesar da esposa não conhecer a Jesus antes do casamento, logo começou a frequentar os cultos com ele, também aceitou a Cristo, e em 2011 foram batizados juntos pelo pastor indígena Kukônhpati Kayapó, da aldeia Djudjêkô.
Depois de algum tempo, Ôkêt afastou-se da igreja e permaneceu afastado pelo período de 2 anos. Contudo, quando recomeçou a ler a Bíblia, reconheceu que estava errado e precisava retomar sua caminhada com Cristo. Segundo seu próprio testemunho, orou sinceramente, pedindo a Deus que o perdoasse, pois seu desejo era servi-lo com integridade de coração.
Daquele dia em diante, sua vida foi totalmente transformada. Hoje, Ôkêt sente prazer em servir a Jesus e compartilhar a Sua Palavra. Compõe cânticos de adoração e tem sido convidado para cantar em eventos de diversas aldeias, tanto Xikrin como Kayapó. Também já fez viagens missionárias a diversas aldeias do estado do Mato Grosso, evangelizando e levando Bíblias e aparelhos com a Palavra de Deus em áudio.
Como aluno do CMTB, Ôkêt tem crescido muito espiritualmente. Como afirmou: “Sou grato a Deus por tudo que Ele tem feito na minha vida e meu desejo é continuar compartilhando Sua mensagem através do louvor e da pregação.”
Texto: Eunice Costa da Silva – Missionária atuante na Missão Indígena Batista Conservadora – MIBAC – com base na cidade de Ourilândia do Norte/ PA
Confira algumas fotos de Okêt Xikrin