*Iprẽre era o filho caçula de um pajé da aldeia Gorotire. Um dia, sua família resolveu mudar-se para a aldeia Kikretũm, onde se estabeleceu. Desde a chegada em sua nova aldeia, Iprẽre que ainda era pequeno, começou a participar dos cultos realizados pelo pastor indígena Kukônh’i Kayapó.
Kukônh’i sempre foi um grande ganhador de vidas para Cristo. Ele conduziu Iprẽre a Jesus e começou a investir tempo no discipulado daquele menino. Da mesma forma que o apóstolo Paulo conduzia Timóteo consigo, Kukônh’i conduzia Iprẽre em suas viagens missionárias. O pastor orientava o menino para dirigir os cultos e conduzir louvor, e ele ministrava a Palavra de Deus. Kukônh’i começou a levar Iprẽre para as conferências bíblicas e a ensiná-lo a preparar e apresentar mensagens bíblicas. E assim ele foi desenvolvendo seu ministério sob a orientação do pastor Kukônh’i. O pastor mudou-se com sua família para a aldeia Krãnhkrô. Iprẽre se casou e também mudou-se para Krãnhkrô, acompanhando seu pastor.
Infelizmente, o pastor Kukônh’i adoeceu gravemente e em poucos dias faleceu, sem ter batizado seu discípulo. Mesmo assim, Iprẽre deu continuidade ao trabalho missionário, pregando a Palavra de Deus e conduzindo muitas pessoas a Jesus.
Desde então, tem sido o companheiro do missionário Paulo da Silva em todos os projetos da MIBAC, tanto nas viagens missionárias como nas reformas e construções nas igrejas das aldeias.
No dia 21 de agosto de 2016, Iprẽre foi batizado pelo pastor Valdonei de Sousa, presidente da Ordem de Ministros Batistas Conservadores – OMBC.
Seu ministério se expandiu, sendo ele convidado a pregar em diversas conferências em aldeias e cidades do Pará, Maranhão e Piauí, sempre dando bom testemunho e cativando a admiração de todos, apesar de sua pouca idade. Sua esposa também converteu-se a Cristo e foi batizada, e juntos eles decidiram ir para o seminário a fim de prepararem-se melhor para o Ministério. Com o apoio dos missionários da Missão Indígena Batista Conservadora – MIBAC – começaram o curso bíblico no estado do Maranhão, porém o curso foi interrompido pela pandemia do Covid-19. O profundo desejo do Iprẽre em concluir sua formação foi um dos impulsos para a criação do Centro Mebêngôkre de Treinamento Bíblico – CMTB. Quando tomamos a decisão de começar nosso curso, o primeiro aluno a se matricular foi justamente o Iprẽre.
Aos poucos, Iprẽre foi se destacando e hoje é o Supervisor Operacional do CMTB. Juntamente com sua esposa, Pãnhti, são obreiros disponíveis e prontos a atuar em qualquer área onde houver necessidade: pregação, louvor, organização logística, limpeza, cozinha… Em qualquer função que atuem, estão sempre sorrindo e felizes em participar.
Neste ano, Iprẽre foi eleito por unanimidade de votos, a Presidente da Metĩndjwỳnh Kabẽn’ã Me Bikprõnhdjà – MKMB, (em tradução livre: Igreja Bíblica Mebêngôkre) que é a associação das Igrejas indígenas da região de Ourilândia do Norte.[1]
[1] Mebêngôkre é o termo usado em referência aos povos Kayapó e Xikrin, que fazem parte da mesma família linguística
*Texto: Eunice Costa da Silva – missionária atuante na Missão Indígena Batista Conservadora – MIBAC, na cidade de Ourilândia do Norte/PA
Em uma das viagens com o missionário Paulo da Silva
Recebendo do missionário Paulo da Silva a oração durante a posse da diretoria da MKMB
Participando de conferências bíblicas com outras tribos
Seja durante os cultos ou trabalhando nos bastidores da Obra de Deus, o irmão Iprẽre está sempre disposto a servir
Irmão Iprẽre dirigindo culto na CASAI
Com a família antes de partirem para começar o seminário no estado do Maranhão
Irmão Iprẽre no dia de seu batismo, que foi realizado pelo pastor Valdonei de Sousa, presidente da OMBC
O irmão Iprẽre também colaborou no projeto de distribuição de Bíblias com a MIBAC