Férias espirituais? É possível?

Antes de continuar este texto, preciso responder à pergunta feita no título: Não, não é possível.

Estamos no período do ano em que muitas pessoas estão em férias, pois além dos adultos que param suas atividades, os filhos também estão em recesso escolar. Vários destinos para ir nesta época, desde uma viagem para um lugar mais distante, com reservas em hotéis caros, ou, até mesmo em algum recanto escondido da natureza, (na beira de um lago, por exemplo), ou, ainda, visitando familiares que moram em outra cidade.  É tempo de descansar o corpo e a mente. Por que, então, as tais “férias espirituais” não existem?

Bem, deixe-me primeiramente explicar o que o termo “Férias” significa: é o descanso remunerado concedido aos funcionários por seus empregadores, ou, para quem trabalha por conta própria, o período que se escolhe para descanso, sabendo que não comprometerá seu trabalho e sua renda. Logo, as “férias espirituais” não existem, pois se deixarmos de buscar a Deus  por determinado momento, não teremos um depósito certo para recorrermos depois. O que quero dizer é que a busca por Deus deve ser diária e constante, com toda  oração e súplica no Espírito (Filipenses 6.18). As distrações e diversões vividas no período de férias não podem nos fazer esquecer que nossa vida com Deus nunca fica no modo off.

Então, se você está viajando com sua família, hospedando-se em um hotel, numa pousada, ou dormindo em barraca no meio do mato; se está visitando familiares cristãos ou não-cristãos, lembre-se de que você continua pertencendo a Cristo, e de que sua busca por Ele precisa ser diária, com oração, leitura da Palavra de Deus e comunhão com sua família. Então, encontre um tempo diário de suas férias para meditar e orar, também reúna-se com seu cônjuge e filhos para fazer o culto doméstico. Mesmo fora de casa, sempre se dá um jeito para buscar a Deus quando há um desejo sincero de fazê-lo. Também, procure uma igreja nos dias de culto: Domingo é Dia do Senhor, de janeiro a dezembro, nas férias ou em pleno trabalho.

O Senhor Jesus deseja ser nossa companhia em todo tempo, seja nos dias alegres de descanso, seja nos dias de trabalho árduo, e até nas angústias. Precisamos da direção e inspiração do Espírito Santo em nossas vidas, mas somente teremos essa comunhão com o Senhor se buscarmos por ela diariamente. O Nosso Deus gosta de ver seus filhos em momentos alegres e fora da rotina. No entanto, Ele deseja fazer parte de tudo isso.

“Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.” (Eclesiastes 9.8).

Imagem: Datingscout/Unsplash 

 

Pular para o conteúdo