IMPRENSA

Leia a Bíblia em 2021 usando o plano de leitura cronológica

Galeria de Fotos

Orar e ler a Palavra de Deus é uma prática diária que todo cristão que deseja comunhão com o Senhor, precisa ter. Com planejamento e dedicação é possível até mesmo ler a Bíblia inteira  durante o ano. E para facilitar a distribuição da leitura diária, existe um roteiro de ordem cronológica que divide os capítulos de janeiro a dezembro. O método de leitura é usado pelos membros da IBC Bagé. Ao final de cada ano, durante o Culto Vespertino, os concluintes da leitura bíblica recebem um certificado como reconhecimento de seu esforço. No final de 2020, foram 113 concluintes, entre membros da igreja sede e também das congregações. Uma das leitoras, a irmã Teresinha Lima de Oliveira, há alguns anos vem se destacando pelo esforço em ler as Sagradas Escrituras e no último mês de dezembro, concluiu o propósito com 12 leituras completas, de Gênesis a Apocalipse.
Como é dividido o Plano de Leitura Anual?
A leitura é distribuída de acordo com a data aproximada da escrita de cada livro e também pela ordem dos acontecimentos. No Antigo Testamento, após a conclusão do livro de Gênesis, o leitor parte para a leitura em Jó, já que segundo estudiosos da Bíblia, essa obra, que tem Moisés como o mais provável autor, relata a história de um personagem que foi contemporâneo dos patriarcas. Após a leitura de Jó, o roteiro volta a Êxodo e segue a ordem dos fatos da história do povo de Israel. Já no Novo Testamento, após a leitura dos quatro evangelhos,  a ordem cronológica organiza os acontecimentos relatados em Atos dos Apóstolos e dispõe a leitura das Epístolas das primeiras às últimas que foram escritas.
Qual a melhor tradução para ler?
Embora não exista uma “melhor tradução” para ler a Bíblia, vale lembrar que a versão comumente usada pelas Igrejas da CBC e também nas literaturas do Editorial é a Almeida Revista e Corrigida ou Almeida Corrigida Fiel, já que estas preservam a linguagem erudita das Sagradas Escrituras, sendo mais próximas do texto original. No entanto, com os recursos disponíveis para celular, é possível baixar, de forma gratuita, aplicativos da Bíblia com várias traduções. Ler mais de uma versão possibilita uma melhor compreensão do texto. Você pode, por exemplo, combinar sua leitura da versão tradicional com a da Nova Versão Internacional, que usa uma linguagem mais compreensível para os dias de hoje e também apresenta os pesos e medidas dos tempos bíblicos convertidos em valores atuais. Outras traduções muito procuradas pelos leitores são a Nova Versão Transformadora e a King James Fiel (ou 1611) e King James Atualizada. Para receber o Plano de Leitura Anual da Bíblia Sagrada, você pode fazer o pedido pelo email: editorialbatista@gmail.com